terça-feira, 13 de julho de 2010

Introdução - um apanhado geral


foto: Camden Town (google images)

Olá! Antes de mais nada, vou me apresentar:
Meu nome é Robson Ribeiro. Sou músico (multi-instrumentista, cantor e compositor) há quase 10 anos. Estudei na Escola Técnica de Artes do Estado de São Paulo (regência) e no Conservatório Municipal de Arte, em Guarulhos (piano). Já toquei com muita gente, todo tipo de gênero musical – do jazz, samba e fusion, ao rock e heavy metal. Em São Paulo, fui sócio-proprietário da Escola de Música SR.
Hoje moro em Londres, capital da Inglaterra. Londres é, porém, uma cidade do mundo. Aqui convivem pessoas de todos os lugares do globo: ingleses, indianos, chineses, brasileiros e toda a sorte de europeus e povos do mundo árabe. Cidade histórica, Londres possui muitos pontos e passeios turísticos, e o mais importante para nós, músicos: Londres é uma cidade que respira música.
Da cena underground ao mainstream, aqui você encontra de tudo. O intuito desta coluna é, justamente, levar um pouco de informação para músicos brasileiros e o público em geral, a respeito do que os músicos andam fazendo na “terra da rainha”.
Para quem é fã de bandas e artistas famosos, aqui é o lugar perfeito. A Inglaterra é destino certo em qualquer “World Tour” de qualquer banda (e artista) do mundo. Só nos últimos dois meses estiveram por aqui John Mayer, Kiss, ACDC, Rage Against The Machine, Bon Jovi, Aerosmith entre outros gigantes. Outro ponto alto do cidade é o fato de bandas como The Strokes e artistas como Amy Winehouse frequentarem Pubs onde rolam Jam Sessions. Ou seja: se você tiver sorte, pode tocar com seu ídolo numa noite dessas...
Londres é, também a cidade dos festivais. Quando não lotam alguma casa de espetáculo, é comum grandes bandas se apresentarem em parques (que existem aos montes) em meio à grandes festivais nos moldes do nosso Rock in Rio (que se tornou uma franquia, e agora anda pelo mundo). A cantora Pink, por exemplo, participou do Wireless Festival, no Hyde Park – o parque londrino mais famoso, algo como nosso Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Pra quem tem uma banda e sonha com o estrelato, o local é Camden Town. O bairro, que fica ao norte de Londres é onde fervilha a cena underground. É comum os Pubs (Pubs são algo entre nossos barzinhos e botecos – alguma coisa parecida com aquelas casas noturnas de música ao vivo do Bexiga, em São Paulo) abrirem espaços para novas bandas/compositores mostrarem seus trabalhos. Amy Winehouse cantava em Camden Town antes de ficar famosa.
Para músicos instrumentistas profissionais são inúmeras as oportunidades de trabalho. Como disse antes, é muito comum acontecerem Jam Sessions (onde rola, principalmente, jazz e blues) e Open Mics nos pubs londrinos. Nestes eventos, além de tocar com outros músicos profissionais, você pode fazer contatos e conseguir trabalhos.
Os musicais também são inúmeros por aqui. São tão populares quanto cinema e teatro. Para se ter uma ideia, estão em cartaz um musical sobre a vida do astro inglês Freddie Mercury, Priscila a Rainha do Deserto, O Fantasma da Ópera, Cats, O Rei Leão, Grease entre muitos outros (acredite, a lista é grande!).
A música erudia também tem seu espaço – é claro. Muitos são os corais e orquestras que se apresentam pela cidade.
A Orquestra Sinfônica de Londres (a mais famosa da cidade, inclusive por ter gravado a trilha sonora de filmes como Star Wars e Harry Potter) tem uma agenda lotada na temporada 2010/2011. Tchaikovsky e Mahler são alguns dos compositores interpretados neste repertório.
Se você gosta/trabalha com coral, um dos mais tradicionais é o coral da Catedral de São Paulo. O coro é composto por cantores formados na própria igreja, desde a mais tenra idade. Existem também grupos que formam corais amadores, com o intuito de unir as comunidades.
Enfim, em Londres a música acontece.
Quero dividir este espaço com vocês, então críticas e sugestões de pauta serão sempre bem-vindas, assim como (possíveis) dúvidas – basta me enviar um e-mail no robsonsky@gmail.com.

Um grande abraço!
Robson Ribeiro

2 comentários:

  1. Robson!
    Que saudade me deu de Londres agora!
    Já faz tempo que estive em Londres com minha mãe e minha irmã. Em uma das vezes fui em agosto [presente de aniversário] e vivi esses momentos.
    Fomos a musicais como Cats, o Fantasma da ópera e vi um espetáculo que não lembro o nome mas era apresenta com patins. Faziam mil e um malabarismos sobre patins e em uma velocidade de assustar. Amei! Andei no onibus de dois andares, troca da guarda, e passeios lindos.
    Como você disse em Londres se respira arte. E só de andar pelas ruas você vê coisas lindas. Mesmo com o famoso 'fog' e a chuva acho Londres uma cidade viva!
    Meu sobrinho esteve em agosto passado com o colégio e como ele se amarra em musica e rock foi show!
    Deu saudade...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Legal Robson. Estou indo para Londres em julho com um grupo de amigos com o intuito de conhecer o povo, os pubs e shows. Chegaremos no dia 26/7/2011 até o dia 29. Voce tem alguma dica? Pretendemos conhecer Camden Town e outros bairros mais boêmios. Se tiver alguma dica de show ou pub...o email é robaohendrix@gmail.com e o blog da nossa viagem é: http://euro2011.blog.com/

    Valeu.
    Robson, também.

    ResponderExcluir